Usinas Hidrelétricas no rio Tocantins: Robin Hood às avessas

Diferentemente do mítico herói inglês, Robin Hood, que roubava dos ricos para dar aos pobres, as Usinas Hidrelétricas (UHE’s) (Figura 1) seguem caminho contrário e tiram dos menos favorecidos para entregar para milionários corruptos. Isso porque existem fortes indícios de corrupção tanto nas obras de construção como no pagamento de compensação pelos danos ambientais – devido ao município onde a construção ocorreu – causados pelas UHE’s feitas ao longo do … Leia mais...

12 respostas para “Usinas Hidrelétricas no rio Tocantins: Robin Hood às avessas”

  1. Otima noticia renato. Em relaçao as hidreeletricas é um assunto de suma importancia pra nos debater. So uma curiosidade: Alem dessa especie de peixe que iras trabalhar no teu projeto, ha outras individuos do mesmo grupo de especie nessa usina?. Mas no final de tudo. Esta otimo sua pesquisa. Parabens

  2. Excelente texto, Renato! Gostei de ter lido, texto bem coeso e sem muito rodeios. E inda teve o diferencial do “Espaço poesia” e também a divulgação do PIRADA.
    Tenho uma pergunta: as coletas já foram feitas previamente ou você ainda irá coletar?

    1. Oi Thays, Obrigado! Nós já fizemos coleta no início desse ano em quatro municípios nos estados do Maranhão e Tocantins. No entanto, ainda serão feitas várias outras expedições nos próximos dois anos, incluindo o estado do Pará.

  3. Parabéns Renato seu texto chama atenção pela clareza e pelo uso de uma linguagem mais literária e até poética! De onde vem toda essa inspiração? Hahaha
    O seu trabalho é de extrema relevância na atual conjectura! Resumidamente, como você irá trabalhar com os dados moleculares? O que eles podem trazer de novo para estudos desse tipo?

    1. Obrigado, Esteban! A natureza é fonte pura inspiração, assim como a coloração dos sapos que você trabalha rs.
      Eu farei identificação das espécies via DNA Barcode (gene COI) o que possivelmente irá relevar diversidade oculta, que a morfologia não revela.

  4. Renato, parabéns pelo trabalho que vem desenvolvendo, realmente o seu trabalho é lindo, é importante, e em relação ao post, eu realmente fiquei bem satisfeita, só gostaria de ter visto um mosaico com imagens das espécies que você usará como alvo do projeto, seria até bem bonito para ter um visual da diversidade presente na ictiofauna do seu local de estudo . Esse poema fechou com chave de ouro o seu texto, mais uma vez PARABÉNS!

  5. Oi, Renato! Adorei a sua iniciativa em estudar os impactos causados pelas usinas hidrelétricas, existem tantas outras fontes de geração de energia menos impactantes, né? Deveríamos investir nelas. Quando comecei a ler teu trabalho pensei em como seria proveitoso você usar o eDNA, mas mais adiante você se propõe a usar essa metodologia, então não tenho muitas sugestões. Só parabéns! Espero que você alcance seu objetivo. Sucesso.
    Ah, muito bom o poema! Teu trabalho mostra que nós, como cientistas, estamos diretamente envolvidos em questões sociais.

  6. Oi Renato,
    Gostei que você foi bastante criativo, tanto no texto quanto no título. Também gostei bastante que você explorou muitas das possibilidades que o WordPress oferece, como a criação de links, formatação do text, etc. Entendo sua indignação com estas questões e eu também me sinto indignado, mas eu faria um texto apenas científico neste momento, e talvez um texto de desabafo em outro momento. Ponto positivo por ter respondido aos colegas.
    Abraço.

Deixe uma resposta